Quando falamos de ações de sustentabilidade, muitas empresas acreditam que estamos nos referindo apenas às questões ambientais, mas sustentabilidade ambiental vai muito além. Ela visa também o crescimento da comunidade ao seu redor e da sociedade.
O que é a sustentabilidade empresarial?
Quando falamos da aplicação de um desenvolvimento sustentável em um negócio, o conceito pode ser definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Resumindo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Mas, atenção, para que a sustentabilidade nas organizações seja realmente efetiva, é muito importante que a consciência ambiental faça parte da estratégia de negócio e seja colocada em prática por meio de atitudes éticas que estimulem seu crescimento econômico e ajudem a reduzir possíveis danos.
Qual a importância da sustentabilidade empresarial?
Não sei se você já reparou, mas os consumidores estão cada vez mais exigentes e com isso buscam produtos e serviços que estejam alinhados aos seus valores e a consciência ambiental é um deles. Com isso, as empresas que se preocupam com seu impacto socioambiental estão crescendo devido às suas práticas relacionadas ao meio ambiente e à sociedade.
Esse fenômeno acontece porque além de contribuir para uma imagem positiva da empresa, as práticas sustentáveis contribuem para o crescimento do negócio, afinal, as ações de reciclagem, reaproveitamento de matéria-prima e reúso da água, por exemplo, ajudam a reduzir os custos de produção.
Além disso, é importante ressaltar que as empresas que não têm ações de preservação ambiental passam uma imagem negativa para o público e perdem espaço para os concorrentes que realizam práticas sustentáveis.
Por que praticar a sustentabilidade empresarial?
Com a prática da sustentabilidade empresarial você garante o aumento do engajamento dos colaboradores, que é um dos recursos mais importantes de uma organização. Atualmente, as pessoas buscam sentir que seu trabalho é parte de algo maior e que traz impactos positivos para a sociedade. Dessa forma, uma empresa que realiza práticas sustentáveis tem uma imagem positiva com o público externo (o cliente final) e também com o interno (os colaboradores).
Mas, fique atento, para que essa percepção aconteça, é essencial promover ações para melhorar o clima organizacional e incentivar relacionamentos saudáveis entre as equipes. Essas estratégias fazem parte do âmbito social da sustentabilidade, que pode ser colocada em prática das seguintes formas:
- Implementação de projetos que incentivem a igualdade e a diversidade entre os colaboradores;
- Implementação de projetos que incentivem a saúde e o bem-estar da comunidade em que a empresa está inserida.
Entenda, para isso, é fundamental que os gestores estejam alinhados e tenham as mesmas preocupações, para que a estratégia seja colocada em prática de uma maneira efetiva. Ou seja, esse conceito está relacionado à ideia de que o crescimento de um negócio não deve trazer benefícios apenas aos seus proprietários. Para que uma empresa seja bem-sucedida, os colaboradores, fornecedores, consumidores e o meio ambiente também devem se beneficiar.