Quais são os 3 tipos de planejamento de manutenção e qual a diferença entre eles?

Quando gerimos indústrias ou demais áreas que exigem uma operação estruturada de motores, geradores, bombas e demais equipamentos, algo que deve ser levado muito a sério é o planejamento de manutenção.

Seja para impedir gastos que poderiam ser evitados em novos equipamentos, a perda de produtividade, acidentes e demais dores de cabeça, fazer e botar em prática o planejamento de manutenção correto, seguindo cronograma e planejamento, é a garantia de otimização de recursos para toda a empresa.

E para atender os mais diversos objetivos, da prevenção a solução quando o problema se torna urgente, trabalhamos com 3 tipos de manutenção. E é sobre este assunto que falaremos hoje em nosso blog.

Faça uma excelente leitura e não esqueça de clicar aqui caso identifique a necessidade de contratar algum dos serviços citados.

Vamos lá?

Planejamento de manutenção – Quais são os 3 tipos e quando são utilizados?

Seguindo diferentes propósitos e níveis de urgência, trabalhamos com três tipos de manutenção: manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Essas manutenções fazem parte de dois grupos divididos em manutenção planejada (que segue cronograma e é feita regularmente) e não planejada (quando acontecem urgências e o problema precisa ser resolvido rapidamente).

A seguir, falaremos sobre cada uma delas.

1 – Manutenção Preditiva

Fazendo parte do grupo das manutenções planejadas, a manutenção preditiva consiste no acompanhamento periódico das máquinas e equipamentos, levando em conta uma inspeção de todo o material e levantamento de informações a partir das mais variadas técnicas e análises.

Inspeção visual, por ultrassom e diversos outros tipos estão presentes neste tipo de manutenção que ajuda a definir aspectos importantes como a vida útil de componentes, condições para que seja melhor aproveitado neste período, causando a redução na necessidade de chamados de urgência para repor maquinário, aumentando a vida útil e impedindo o aumento de danos nos mais diversos equipamentos.

2 – Manutenção Preventiva: 

Também focando no aumento de vida útil e na prevenção quanto a possíveis problemas futuros, a manutenção preventiva consiste num conjunto de ações que visam na prevenção dos possíveis pontos de falha ou quebra de um determinado equipamento.

Para uma manutenção preventiva bem feita, é preciso estar atento à periodicidade dos atendimentos, além das ações preventivas que serão definidas durante o processo. Trata-se de um trabalho conjunto que torna muito mais difícil a incidência de problemas urgentes com os equipamentos da sua empresa.

Inclusive, nós nos aprofundamos na manutenção preventiva anteriormente em nosso blog. Você pode conferir mais informações sobre este importantíssimo planejamento de manutenção clicando aqui!

3 – Manutenção Corretiva: 

Ninguém está a salvo de emergências. Máquinas quebram por diversos motivos e é neste momento que você precisa estar preparado para aplicar as manutenções corretivas necessárias.

A manutenção corretiva é a que tem maior custo entre as outras citadas, isso porque normalmente pode exigir uma maior troca de peças na manutenção, além da velocidade em que deve ser atendida para reduzir todo o impacto causado na produção.

Perder motores, geradores, bombas e demais equipamentos importantíssimos pode trazer um impacto gigantesco, e é nessa hora que você precisa ter o contato de um fornecedor de confiança ao alcance das mãos.

E ao falar de manutenção corretiva é impossível não citar as duas anteriores, pois são as atividades realizadas no planejamento de manutenção preditiva e preventiva que reduzem drasticamente a necessidade da manutenção corretiva.

Qual é o planejamento de manutenção que sua empresa precisa para hoje? Conte com a Ajel para isso!

Décadas de experiência em manutenção de equipamentos de pequeno, médio e grande porte nos preparam para ser referência e uma mão de obra especializada para indústrias e demais empresas que precisam dos equipamentos funcionando com força total durante a jornada de trabalho.

Trabalhamos com as mais diversas variedades de marcas, tipos de equipamentos e o ciclo completo do planejamento de manutenção. Quer saber mais e conversar sobre o que sua empresa precisa? Basta clicar aqui e acessar nossa área de contato!

Orçamento