O que é e como é feita a manutenção preventiva?

Grandes indústrias sempre contam com diversos equipamentos complexos que são compostos por diversas peças. Todas elas precisam estar em perfeito estado para funcionar com precisão. A melhor forma de garantir o funcionamento total e com segurança de todo o maquinário da sua empresa é com a manutenção preventiva deles. Essa medida tem como objetivo evitar possíveis problemas com o funcionamento dos equipamentos, além de aumentar a vida útil.

Mas, afinal, o que é a manutenção preventiva? 

Antes de tudo, é essencial que você conheça os três tipos de manutenção existentes: 

  • Manutenção Preditiva: inspeção e análise de dados dos equipamentos para definir quando realizar processos de manutenção; 
  • Manutenção Preventiva: procedimentos realizados para evitar maior desgaste das máquinas e demais componentes; 
  • Manutenção Corretiva: é a que tem maior custo e é realizada em regime de urgência para minimizar os impactos de falhas na linha de produção.

Portanto, quando falamos de manutenção preventiva estamos falando de um conjunto de ações que precisa estar de acordo com outros procedimentos internos da indústria. 

E isso acontece porque a prevenção não é pontual, como a corretiva, mas sim sistematizada para ser realizada periodicamente. Diferente de alguns procedimentos da manutenção preditiva, a manutenção preventiva também exige que todas as máquinas envolvidas na linha estejam paradas. Afinal, não é possível realizar qualquer intervenção direta nos equipamentos com caldeiras e válvulas em funcionamento. Contudo, se planejada com antecedência, é possível minimizar totalmente os impactos de uma parada.

Como fazer a manutenção preventiva 

Para garantir a qualidade da manutenção, é preciso observar alguns aspectos, como: 

  • Programar a periodicidade dos atendimentos. Com isso, o cliente já estará aguardando pelo técnico e pode se preparar melhor; 
  • Possuir os equipamentos necessários para a manutenção, entregando um trabalho com qualidade e finalizando dentro do prazo estabelecido, sem prejudicar o cliente;
  • Durante a manutenção preventiva é preciso verificar o funcionamento de todo o grupo gerador. Com isso, verifica-se se tudo está funcionando bem e se há algum desgaste que pode virar um problema sério. 

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados diariamente, a fim de verificar avarias externas ou barulhos estranhos. Mensalmente um técnico pode visitar o local e verificar se há alguma peça ou componente danificado. De acordo com orientação do fabricante, outras visitas são agendadas, ou conforme a necessidade.

Cuidados essenciais com a manutenção 

A manutenção preventiva deve ser feita sempre por profissionais capacitados e empresas especializadas. É preciso ficar atento às orientações do fabricante para realizar a manutenção, afinal, o não cumprimento das normas do fabricante pode anular a garantia do equipamento. 

O máximo desempenho dos maquinários da sua empresa, só é possível com um bom plano de manutenção preventiva nos geradores de energia. Entre em contato conosco conforme sua necessidade. Somos uma empresa que segue os mais rígidos padrões internacionais de segurança e manutenção.

Orçamento