O que vem na sua cabeça quando ouve falar sobre manutenção preventiva? Se você é dono de uma empresa, sabe muito bem o quanto é comum o desgaste presente em máquinas e seus periféricos, por isso, é importante realizar alguns procedimentos preventivos.
Normalmente o fornecedor oferece instruções sobre o que fazer e quando fazer, o que vai ser complementado pela manutenção preditiva para garantir a melhor segurança das suas instalações. Veja aqui neste texto o que é, exatamente, a manutenção preventiva e qual a sua importância para o bom desempenho da linha de produção.
Qual a importância da manutenção preventiva?
A fábrica ideal é aquela que nunca para, mas sabemos que há muitas limitações para o bom andamento da produção em larga escala, principalmente em indústrias pesadas. Por isso, não se pode ignorar a importância das manutenções frequentes.
Quando você abre mão da manutenção preventiva, pode correr uma série de riscos que afetam não apenas a parte estrutural, como o orçamento para futuros investimentos. Por isso, listamos aqui algumas das vantagens envolvidas na importância da manutenção preventiva.
- Redução de riscos e falhas
A primeira e mais evidente é a prevenção de uma maior taxa de falhas do maquinário e seus periféricos. Manter os procedimentos de manutenção preventiva em dia é importantíssimo para evitar que o desgaste da máquina não surja de maneira inesperada e afete toda a produção. Isso também minimizaria o impacto dessas falhas quando surgisse algum problema não previsto. E atenção, nem todas as falhas são visíveis.
- Alongamento da vida útil das máquinas
Devido à complexidade das máquinas envolvidas, as falhas podem ocorrer em apenas uma peça do sistema elétrico, de forma que não comprometa a funcionalidade total do maquinário. Entretanto, isso significa que outros componentes podem estar operando com maior esforço para compensar outras peças defeituosas.
Sem uma manutenção preventiva para detectar ou retificar essas falhas, as partes que estão garantindo a performance da máquina podem se desgastar mais rápido e exigir que você troque todo o equipamento mais rápido. Garantindo que todos os componentes estão em conformidade é a melhor forma de fazer com que a máquina opere com folga e continue assim por muito mais tempo.
- Maior tempo de pesquisa de mercado para novas aquisições
Planejamento é a palavra chave da manutenção preventiva. Com as frequentes inspeções na máquina, é possível detectar um desgaste inicial em peças que ainda podem operar. A partir dessa identificação prévia, é possível procurar no mercado quais são os melhores preços e fornecedores.
Depois, após uma pesquisa satisfatória, a peça é trocada quando o desgaste realmente compromete o funcionamento da máquina. Se fosse o caso de uma manutenção corretiva, por exemplo, seria necessário ir atrás da fornecedora mais próxima, sem muita possibilidade de pesar os valores e a qualidade envolvida.
- Melhor capacidade de atender à demanda
A manutenção preventiva te oferece melhores condições para que você tenha controle sobre a qualidade da sua produção. Não adianta possuir um setor comercial extremamente capacitado e com resultados cada vez melhores se seu chão de fábrica continua tendo que lidar com imprevistos.
Fazendo intervenções periódicas e programadas com uma análise rígida de todos os componentes de cada máquina, você evita que atrasos afetem a relação com o seu cliente. Com um mercado cada vez mais rígido, é importante manter um nível de indicação cada vez melhor. Dessa forma, atrasos e produtos defeituosos são a última coisa que poderiam ocorrer para uma indústria se manter dominante no mercado.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nossos conteúdos.