Dia do Eletricista – 4 fatos que você não sabia sobre eletricidade

O eletricista é um profissional bastante presente no nosso cotidiano, principalmente em momentos de obras e reformas. Ele é o responsável por puxar os fios de energia, trocar tomadas, fazer a instalação elétrica, de iluminação e automação. Mas, a profissão vai muito além disso. O universo de energia e atuação do eletricista são verdadeiramente enormes.

A eletricidade está presente em diferentes âmbitos da nossa vida, sendo difícil pensar como seria um dia sem ela. E, para a energia funcionar, é essencial que a atividade de um eletricista esteja envolvida. 

A eletricidade compreende uma área de conhecimento muito grande, e é em homenagem a este incrível profissional que nós trouxemos 4 fatos sobre o tema que provavelmente você não fazia ideia.

  • As “Bolas de basquete” nos fios de alta tensão têm uma razão bem específica para existir

Viajando de carro pelas estradas do Brasil, você provavelmente já se questionou sobre as bolas alaranjadas ou vermelhas presas nos fios de alta tensão. Pois então, elas têm um objetivo específico e extremamente útil.

Essas bolas servem para indicar a pilotos de aviação onde há cabos de alta tensão, quando eles precisarem fazer pouso de emergência. Interessante, não?

  • Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo

Essa já foi até questão de programa de auditório na tevê aberta. O Brasil é o país com o maior território na região tropical e quente do planeta, fatores que fazem com que a incidência de descargas elétricas seja a maior do mundo.

  • Geladeiras gastam mais energia quando estão ao lado do fogão

A sua geladeira fica ao lado do fogão da sua cozinha? Então, sua conta de luz pode estar maior do que precisava.

Refrigeradores ou freezers quando colocados ao lado do fogão tendem a utilizar mais energia, pois precisam compensar o calor produzido pelo equipamento vizinho.

  •  O chuveiro elétrico é uma invenção brasileira

O chuveiro elétrico tal como conhecemos no Brasil foi criado por Francisco Canhos Navarros, em 1927, em uma cidade no interior de São Paulo.

Antes da invenção do paulista, as pessoas precisavam esquentar a água previamente ou utilizar uma engenhoca bastante custosa movida a gás ou à lenha. Ele também criou depois uma versão com dimer para diferentes temperaturas.

Canhos não fez o processo burocrático de patente na época e foi solicitar anos depois, quando grandes empresas já utilizavam a tecnologia. Na metade do século, a empresa Lorenzetti, famosa por seus modelos de chuveiros elétricos até o dia de hoje, conseguiu a patente do produto. 

  • Fato Bônus: Todo hospital precisa ter um gerador de energia

Não sei o quanto você já parou para pensar nisso, mas um hospital não pode “ficar sem energia”. Vários pacientes sobrevivem com ajuda de aparelhos e estes, por sua vez, necessitam de energia elétrica para funcionar. 

Por este motivo, todo hospital é obrigado a ter gerador de energia em sua estrutura, para garantir a saúde dos pacientes, mesmo em casos de pane elétrica na região. 

Os geradores são equipamentos feitos para gerar energia, quando o fornecimento é cortado. Ele funciona convertendo outros tipos de energia, mecânica, solar ou química, em energia elétrica.

A Ajel oferece serviços de revisão, recuperação e repotenciação de geradores de energia de todos os portes e marcas, para garantir, inclusive, que o cuidado com a saúde de vários pacientes possa continuar, mesmo quando a energia acaba.

A geração de energia é um dos principais motores do desenvolvimento mundial e brasileiro, estando presente em nossa história há bastante tempo. Esta área movimenta muito a economia, atraindo investimentos e gerando empregos em todo território nacional. 

Neste Dia do Eletricista, queremos deixar registrada toda a nossa gratidão e orgulho pelo trabalho de um profissional tão incrível. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os eletricistas do nosso país!

Gostou deste conteúdo? Não esqueça de compartilhar e continuar acompanhando nosso blog!

Orçamento