O projeto do sistema de ventilação da linha HGF proporciona, além de maior resistência mecânica e ótimo fluxo de ar, reduções dos níveis de pressão sonora de até 7 dB(A). Os motores HGF tem método de resfriamento TEFC, mas opcionalmente podem ser fornecidos como TEBC.
Consiste em uma única peça de ferro fundido de alta resistência. Aletas internas e externas, em conjunto com o ventilador e a tampa defletora, fornecem a máxima dissipação de calor e previnem o sobreaquecimento do motor.
São robustas, fabricadas em ferro fundido e possuem aletas para melhor dissipação de calor, aumentando assim, o tempo de vida do rolamento.
Devido ao seu sobredimensionamento e versatilidade, os motores podem fornecidos com cabos soltos, placa de bornes, pinos ou parafusos de ligação (para motores de alta tensão). As caixas de ligação são fabricadas em ferro fundido e, sob consulta, podem ser fornecidas em chapa de aço soldada.
Para aplicações com acoplamento direto estão disponíveis, como característica opcional, motores equipados com mancais de deslizamento. Esse tipo de mancal requer menos intervenções para manutenção, onde os intervalos de relubrificação são até três vezes mais longos que os intervalos de relubrificação dos rolamentos convencionais.